sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Pequenos tiranos


É impressionante como está se multiplicando de forma exponencial a tirania infantil. A cada dia observamos crianças que manipulam, desrespeitam e dominam seus pais nos mais variados ambientes.É Inaceitável ceder autonomia a quem ainda desconhece seu conceito. Fico imaginando em que mundo viveremos num breve futuro quando estes pequenos tiranos se transformarem numa versão adolescente, ou pior ainda, quando se tornarem adultos.
A conjugação entre pais omissos e crianças tiranas constituiu-se em um verdadeiro perigo. Perdeu-se a definição exata de papéis dentro das famílias, e da sociedade onde antes quem chefiava eram os pais com o auxílio das mães que participavam ativamente da educação, nasceu uma posteridade de pequenos monstros que mandam em seus pais e pensam mandar em todo mundo. Pais passivos e perdidos que por medo de traumatizarem seus pequenos rebentos, os armam de toda sorte de munição venenosa. A primeira e mais efetiva é a falta de limites. Quando os pais não delimitam até onde seus filhos podem ir, eles vão seguindo na direção e distância que acham melhor, expondo-os a perigos imediatos e a longo prazo formando pessoas de caráter duvidoso.
A outra perigosa munição é a falta de orientação. Quando não orientamos nossos filhos, eles procuram um outro referencial, mas certamente sem um critério para isto.
O que decorre desta situação é a absorção de valores totalmente errados aos quais se apegarão pelo restante dos seus dias. Outra perigosa e terrível munição é a falta de responsabilidade. Mesmo as crianças tem que aprender desde cedo que cada ação tem uma consequência e, até para que sua vida seja preservada deve arcar com as mesmas. Uma represália ou uma privação hoje, pode significar um erro a menos amanhã. Também os armamos com a falta de compromisso. É, criança também tem que desde cedo aprender a ter compromisso, zelar pela organização e a paz dentro de casa. Um ambiente tranquilo também pode deixar de existir com uma criança que não é comprometida com ninguém, e , se não assume seus pequenos deveres, como assumirá os grandes quando se tornar uma adulto. Boas maneiras também desarmam crianças de uma tirania insana. A gentileza e boa educação devem fazer parte de sua rotina, tornando-se natural para ele esta forma de comportamento. Enfim, uma educação com uma liberdade mal direcionada, onde a criança tem toda a amplidão para alimentar seu processo criativo, mas ao mesmo tempo, não os tem ligados intrinsecamente a valores que os nortearão é perniciosa e doente.
Não sou a favor também de pais autoritários que só exercem influência sobre seus filhos através de ordens e ameaças, acho mesmo que este modelo deve ser obsoleto. Mas, sejamos sensatos. Filhos entregues às suas próprias deduções não dá. Traumas , claramente devem ser evitados, mas não a ponto de corromper a formação do caráter e direção da personalidade das crianças. Aliás, é bom mesmo que estas crianças , apesar da má educação, ao menos não carreguem traumas, porque se sem eles já são pequenos tiranos imaginem se revoltarem-se por sentirem-se traumatizados, com certeza não achariam com facilidade o caminho da superação.

Nenhum comentário: